Desenvolver o pensamento crítico e reflexivo ao conhecimento científico pertinente e a sua prática profissional, tornando-o progressivamente autônomo, capaz de praticar a comunicação verbal e não verbal com empatia, comprometido com o seu paciente. Embora seja a área médica com maior número de especialistas no Brasil, existe uma distribuição irregular destes profissionais por regiões, o que impacta também na remuneração média do profissional. Para que atenda esta premissa da especialidade, o estudante de Medicina que optar pela residência em Clínica Médica precisa ter um perfil bastante diversificado e conhecimentos sempre atualizados para um bom diagnóstico. Dados da pesquisa Perfil do Médico Brasileiro revelam que 11,2% dos 452,8 mil médicos, ou seja, 42,7 mil, são especialistas em Clínica Médica. Estimular a capacidade de crítica da atividade médica, considerando-a em seus aspectos científicos, éticos e morais.
- O Hospital atende cerca de 5 milhões de habitantes na região, além das pessoas de outros estados que buscam atendimento.
- Para o médico que deseja atuar como especialista em Clínica Médica, o campo de trabalho é bastante amplo e seguramente o maior na Medicina, isto levando em conta as subespecialidades.
- Muitas portas se abrem quando você vem de uma instituição reconhecida, por isso, queremos te ajudar nessa escolha.



No Brasil, o médico generalista é aquele que teve a graduação geral em Medicina, tem seu registro no Conselho Regional de Medicina ativo e atua no mercado de trabalho sem título de especialista. Ele também pode ser plantonista e atuar em ambulatório/consultório, já que engloba a atenção primária e lida com uma quantidade considerável de doenças agudas e crônicas. Mas se ainda quer conhecer outras especialidades para tomar a sua decisão, acesse o nosso Guia Completo de Residência Médica. Além disto o residencia de Clínica Médica, no primeiro ano, precisa participar de pesquisa clínica e de produção de trabalhos científicos, manter comportamento de acordo com os preceitos éticos e bioéticos e o bom relacionamento com a equipe de saúde, pacientes e familiares.
Como Funciona Uma Residência Médica?
Normalmente a carga horária corresponde a 60 horas semanais e os estágios duram cerca de um ou dois meses. Nos dois anos de residência, os residentes rodam por especialidades como cardiologia, nefrologia, geriatria e oncologia. Vale lembrar que, para se tornar um clínico geral é preciso fazer a prova de residência em Clínica Médica ou a pós-graduação em medicina interna. Isso porque a clínica médica é pré-requisito para todas as subespecialidades clínicas, exceto dermatologia e neurologia. A residência em clínica médica foca no cuidado do adulto, prestando assistência em todos os graus de complexidade.
Mentoria Para Residência Médica Med360: Tudo Sobre A Mentoria Que Mais Aprova Na Residência Médica
A desastrosa iniciativa parte de um grupo sem consistência, que atua desprovido de qualquer evidência e não respeita os direitos democráticos dos médicos clínicos nem a necessidade premente de assistência de qualidade aos brasileiros. O programa de residência rinoplastia perfeita , em berve, não apenas em relação ao número de vagas oferecidas, mas também à sua abrangência, incluindo graduados em outras áreas, como fisioterapia, odontologia e psicologia, entre outras. A residência em Ginecologia e Obstetrícia é de acesso direto e possui três anos de duração. Para Gabriel, a maior vantagem da residência no Hospital das Clínicas é a convivência diária com médicos assistentes e colegas residentes extremamente competentes. É um ambiente em que a troca de conhecimentos se espalha por todos os corredores, e o estímulo para se aperfeiçoar é enorme.
Coordenador De Residência Médica – Coreme: Dr Daniel Souto
Também vai aprender como atuar enquanto clínico, vivenciando, em situações práticas, a atuação desse profissional. Além disso, a residência médica é o momento no qual você conhece muitas pessoas, aumentando o seu networking. Você atua em uma instituição de saúde, conhecendo médicos de diversas áreas, enfermeiros, especialistas e outros profissionais que já têm ampla experiência no assunto. A maior parte das atividades práticas ocorre no hospital ou instituição na qual você realiza a residência médica. Ou seja, se escolheu a cirurgia geral, como no exemplo anterior, vai acompanhar os cirurgiões do hospital para atuar e aprender a prática médica nessa área. Além disso, terá aulas semanais sobre o assunto, aprofundando os seus conhecimentos.